Sistemas de instalações prediais elétricas devem ser submetidos à manutenção elétrica, a fim de garantir segurança não somente dos componentes elétricos, mas de todo o ambiente e das pessoas. A manutenção elétrica predial nas instalações de energia é fundamental para evitar a ocorrência de sobrecargas, curto-circuitos e até sinistros mais graves como incêndio, choque e morte.
A manutenção elétrica predial compreende testes e a verificação da montagem elétrica em equipamentos e do sistema em geral. Entre os equipamentos elétricos submetidos à manutenção: Transformador de corrente (TC) e de potencial (TP); Disjuntores; Barramentos; SPDA; Medidores Instantâneos e Registradores; Relés de Proteção; Transformador de potência; demais componentes do sistema.
Manutenção Elétrica Predial: questão de segurança
A falta de Manutenção Elétrica Predial em São Paulo pode provocar curto-circuito, sobrecargas e incêndios. As instalações do prédio devem sempre estar em ordem em conformidade com as normas vigentes do setor. Dentre as normas que determinam segurança e ordem em instalações prediais: NBR 5626, NBR 5410, NBR 7128.
Segundo estatísticas do Corpo de Bombeiros, as instalações elétricas estão entre as três principais causas de incêndios no estado de São Paulo.
Numa manutenção elétrica predial é feita vistoria das peças e equipamentos, e será feita a troca das peças necessárias, sendo possível também programar tempo de uso de elementos, antes que estes sofram degradação, gerando falhas na rede – o que resulta em prejuízos que podem ser evitados com a manutenção elétrica predial.
Benefícios da Manutenção Elétrica Predial
São vários os benefícios da manutenção elétrica predial, entre eles:
-
Redução de gastos com reposição de equipamentos danificados por falta de vistoria;
-
Produtividade sem interrupções por intercorrências geradas por falta de manutenção;
-
A manutenção elétrica predial abrange reparos preventivos;
- A manutenção elétrica predial viabiliza uso correto da rede elétrica padrão.
|